10 JAN 2018

Rota da Vida

A valorização da vida e combate à violência agora tem nome: Rota da Vida, com base no tema da Campanha da Fraternidade 2018, “Fraternidade e Superação da Violência” e no lema “Em Cristo somos todos irmãos” (Mt 23,8)

 

 

O que é?

O projeto juventude em missão da Comissão Episcopal para a Juventude visa dar mais um passo ao aprofundamento da realidade juvenil no Brasil a partir do Mapa da Violência 2016 elaborado por Jacob e disponível em: www.mapadaviolencia.org.br 

Propósito

A fim de compreender qual o valor e função que esses assassinatos passam a sociedade. Para isso estabelecemos os estados com os maiores índices de homicídios juvenis por arma de fogo (HAF = Homicídio por Arma de Fogo) no Brasil, para ir ao encontro nessas localidades e a partir de um sentido missionário do evangelho, debater, confrontar e levantar dados para tabelar muito além dos números do Mapa da Violência, mas sim ir na origem do problema e promover políticas públicas para solucionar o que aflige a sociedade. Trazendo respostas quanto as vidas juvenis ceifadas nessas realidades.

Outra dúvida é quem pode participar:

O evento é voltado para Educadores/as, professores/as, jovens líderes e acompanhantes de crianças, adolescentes e jovens.

Metodologia, como será?

Assim sendo, precisamos de saber como funcionará o Rota da Vida. Pois bem, a partir do Mapa da Violência a Comissão Episcopal para a Juventude, bem como em parceria com as Dioceses locais, desenvolverão encontros nessas localidades estaduais, as quais foram escolhidas pelo Ranking de índice de morta, e coletaremos o material do encontro, a fim de tabular e responder o seguinte questionamento: Como e por qual motivo morrem a juventude no Brasil a partir do sentido missionário.

Os fóruns/encontros serão realizados nas capitais dos Estados com maior índice de violência juvenil que se destacam pela quantidade de jovens ceifados de acordo com o último levantamento, que são:

Alagoas – Maceió

Natal – Rio Grande do Norte

Ceará – Fortaleza

Sergipe – Aracaju

Maranhão – São Luis do Maranhão

Espírito Santo – Vitória

Goiás – Goiânia

De modo que os seminários/fóruns nessas cidades querem contribuir para uma reflexão mais ampla junto às pessoas que trabalham na educação e no acompanhamento de adolescentes e jovens.

Maceió – Alagoas

Já foi apresentado e estamos se preparando para a primeira Rota em Maceió no próximo dia 20 de Fevereiro.

Fiquem ligadinhos e desfrute de Maceió.

 

 

Compartilhe esta publicação
Nossas redes sociais
Top